terça-feira, 30 de setembro de 2008

Fim da dinastia filipina

   
   No dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de Nobres portugueses reuniram-se em Lisboa e fizeram aclamar rei de Portugal o Duque de Bragança, D. João IV, restaurando a independência do país face a Espanha. Como os espanhóis estavam em guerra com a Inglaterra, França e Holanda, estes países tornaram-se aliados de Portugal. Em troca, os ingleses receberam Bombaim e Tânger dos portugueses.


   Portugal aproveitou o facto de Espanha estar em guerra para reorganizar o exercido de defesa, para se proteger das constantes tentativas de invasão espanholas. A paz só foi assinada em 1668.
   Os colonos brasileiros conseguiram expulsar os holandeses do Brasil e de Angola, restaurando assim o Império Atlântico português.
  • Rota triângular do Atlântico. De Portugal, partiam colonos, que viriam a povoar e cultivar os territórios portugueses em África e no Brasil. Os escravos eram normalmente comprados com aguardente e levados para o Brasil e para a Europa. O açúcar e o tabaco partiam do Brasil em direcção a Portugal e à Europa.
    • Brasil. No Brasil tinham sido estabelecidas extensas plantações de cana-de-açúcar e engenhos de mão-de-obra escrava, especialmente no litoral nordeste. Simultaneamente, organizavam-se bandeiras, para se procurarem ouro e pedras preciosas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário