domingo, 21 de setembro de 2008

O despoletar do Renascimento

 
   Na Grécia e na Roma antigas, artistas e pensadores centravam o seu interesse no conhecimento do Homem. Na Europa dos finais do século XV e do século XVI, houve um renascimento da cultura clássica: os homens europeus abandonaram a visão teocêntrica dos seus antepassados medievais pela visão antropocêntrica da Antiguidade Clássica, procurando descobrir-se a si próprios e ao mundo. Pode, pois, dizer-se que o Renascimento foi um vasto movimento de renovação intelectual e artística e de transformação da mentalidade.


    O Renascimento surgiu em Itália, uma vez que, no século XV, esta reunia várias condições favoráveis para o desenvolvimento cultural.
  • Muitas cidades italianas eram, no século XV, activos centros comerciais. Assim, os senhores nobres e eclesiásticos e os burgueses ricos praticavam o mecenato cultural (= patrocinar a cultura que o mecenas pratica oferecendo protecção e apoio económico a um artista ou escritor).
  • Nessa época, Itália não era um país unido: o seu território estava dividido em pequenos Estados entre os quais havia um grande clima de rivalidade. Cada Estado pretendia ter os mais belos palácios e igrejas e os artistas e pensadores mais célebres, pelo que havia grandes oportunidades para os artistas e escritores.
  • Itália fora, na Antiguidade, o centro do império romano e, por este motivo, abundavam os monumentos e vestígios da arte greco-romana, que inspirou muitos artistas.
  • As bibliotecas dos velhos mosteiros guardavam cópias de muitas obras dos filósofos e pensadores gregos e romanos, que os intelectuais italianos estudavam.
   Admiradores da cultura clássica e bons conhecedores do Latim e do Grego, os humanistas eram os intelectuais dos séculos XV e XVI. Estudavam as obras dos autores clássicos, como Platão, Aristóteles e Cícero. Os humanistas tinham um novo conceito da vida e do mundo, diferente do da Idade Média: desenvolveram um forte espírito crítico, sobretudo em relação aos problemas da sociedade e a sua grande autoconfiança conduziu ao individualismo (a afirmação pessoal de cada indivíduo e a valorização das suas realizações).

Sem comentários:

Enviar um comentário