sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Balanço dos descobrimentos

  
Transformações políticas
  • Formação dos impérios coloniais europeus. Vários países da Europa conquistaram colónias nos outros continentes, formando assim impérios coloniais.
  • Reforço da centralização do poder régio. Toda a riqueza das terras conquistadas pertencia ao rei, pelo que o poder que vinha com a riqueza se centrava no rei.
Transformações religiosas
  • Expansão do Cristianismo. Cada vez que se conquistava uma nova terra, eram enviados missionários para que se convertessem os novos povos à fé cristã.
Transformações culturais e científicas
  • Conhecimento do globo terrestre. Com todas as viagens, aprendeu-se mais acerca do mundo, não só ao nível geográfico (mapearam-se novos continentes e oceanos e  provou-se que a Terra é redonda) como ao antropológico (novos povos e culturas foram descobertos) e natural (catalogaram-se plantas exóticas das terras recém-descobertas).
  • Valorização do saber empírico. Na época medieval, as pessoas acreditavam no que os eruditos escreviam, sem o contestar, mas, com os descobrimentos, provou-se que esses pensadores estavam maioritariamente errados (principalmente em termos de noções geográficas), tornando-se necessário para os filósofos que as suas afirmações fossem demonstradas empiricamente, ou seja, através da experiência.
  • Expansão das línguas europeias. Quando conquistavam ou descobriam novas terras, os europeus povoavam-nas, levando os povos nativos a adaptar-se à língua e adoptá-la.
Transformações económicas
  • Mudança do centro de comércio mundial do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico. Com as descobertas da América e das novas terras na costa africana, o oceano (Oceano Atlântico) que as banhava passou a ser o principal centro de comércio mundial.
  • Decadência das cidades mediterrânicas e crescimento das cidades atlânticas. Com o centro de comércio no Oceano Atlântico, as cidades em redor do Mediterrâneo perderam o seu poder e influência (foi o caso de Génova, bem como da Veneza e de Constantinopla). Beneficiaram disto as cidades atlânticas, como Lisboa, Sevilha, Antuérpia, Londres e Amesterdão, que passaram a ter poder, influência junto do resto da Europa e grandes mercados.
  • Início da era do capitalismo comercial. Com os Descobrimentos, o comércio tornou-se mais importante do que as terras, ou seja, era rico quem possuía dinheiro e não quem tinha vastos terrenos.
  • Difusão das especiarias orientais e do açúcar. Os portugueses traziam para a Europa especiarias e o açúcar a  preços acessíveis para um público mais amplo, ajudando à difusão destes produtos.
  • Comércio intercontinental baseado em novas rotas comerciais. Através das rotas portuguesas e espanholas, os produtos mais desejados chegavam à Europa, pelo que estas tinham uma grande importância no comércio mundial.
Transformações socioculturais
  • Decadência da nobreza feudal e afirmação da burguesia. Com os Descobrimentos, implementa-se a nova ideia de que quem é rico tem dinheiro, e não terras, contrariando-se a tendência até aí. Assim, os nobres, grandes proprietários, empobrecem face à burguesia que, dependente do comércio, enriquece com as viagens ultramarinas.
  • Circulação de povos (escravatura e imigração). Muitos habitantes das terras portuguesas de África eram escravizados e transportados para outros países. Os portugueses abandonavam Portugal espontaneamente para explorarem os novos territórios.
  • Miscigenação (mistura de povos). Com a descoberta de novas terras e a imigração de portugueses para as ocuparem, estes acabaram por se unir ao povo nativo e produzir descendência mista.
  • Alterações no quotidiano. Descobriram-se, cultivaram-se e povoaram-se novas terras, adoptando-se novos costumes (em termos de vestuário, alimentação, mobiliário, etc.), hábitos gastronómicos, palavras, plantas e animais, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário